Conheça mais sobre as PPPs – Parcerias Público-Privadas

Você sabe o que é PPP (Parcerias Público-Privadas)?

Muitos países estão instituindo a Parceria Público Privada, que pode ser assim definida, como um contrato de médio a longo prazo - 5 a 35 anos - entre uma empresa privada e uma entidade governamental.

O objetivo é fornecer um ativo público ou prover um serviço, em que a parte privada assume os riscos significativos, a responsabilidade de gestão; e a remuneração está diretamente ligada ao desempenho. Tão logo chegue ao final do contrato, o ativo, se este existir, continua sendo do Estado.

Concessão X PPP

A diferença entre Parceria Público Privada, a PPP, e Concessão é bastante simples: na Concessão, a remuneração está ligada aos valores advindos do serviço, pago pelo setor público que o utiliza.


Temos como exemplo as rodovias, que, uma vez concedidas pelo Governo para serem administradas por empresas privadas, há cobrança de pedágios. Já nas PPPs, a Administração Pública paga uma contraprestação, ou seja, o serviço é prestado pela empresa privada, ainda que tarifado ou não para o usuário.

E como isso torna a vida melhor?

Estados e municípios muitas vezes sofrem com baixa arrecadação e não dispõem de quantias altas para grandes mudanças. Ao realizarem parcerias com instituições privadas, há capital disponível para viabilizar projetos maiores, os quais melhoram a infra-estrutura urbana e a consequente qualidade de vida da população.

Alguns exemplos consideráveis são as obras de saneamento, iluminação pública, mobilidade urbana e até projetos no setor de saúde. Dado o contexto histórico e econômico da América Latina, as PPP´s têm sido alternativas comprovadamente conclusivas no desenvolvimento integral das sociedades.

Por que a Luz PPP é recomendável para esse tipo de Parceria?

A Luz PPP, representada pelo executivo Francisco Alpendre, apresenta em sua trajetória todas as qualificações necessárias para o pleno desenvolvimento desse tipo de parceria.

A expertise bivalente de Alpendre, estendida em ambas as esferas (privada e governamental), contribuem de forma objetiva e profissional para a gestão de cada projeto, sobretudo, no que diz respeito às especificidades e atribuições dos projetos de Iluminação Pública.

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish